Assessoria de Imprensa agora é Digital PR

Antes de falar sobre este novo produto, que substitui hoje o tradicional serviço de assessoria de imprensa, como é conhecido no Brasil, ou relações públicas (PR) em vários países como nos Estados Unidos, é necessário entender o peso que ele tem na estratégia de posicionamento de uma marca e sua importância para chegar ao topo das buscas orgânicas e na construção de marcas no campo minado do marketing nas redes sociais.

O trabalho deste profissional não se trata mais só de relacionamento com a imprensa e suas mídias. A forma de se comunicar transmuta a cada instante e por mais que doa e leve um bom tempo para reestruturar um departamento de marketing e comunicação, é preciso pensar em novas estratégias de sobrevivência e para ganhar espaço no mundo real da concorrência.

Quanto mais rápido for possível girar o botão e buscar alternativas novas, melhor será para obter resultados  relevantes.

O que funciona para divulgar seus serviços, produtos e marcas com relevância e engajamento?

Com a velocidade e crescimento das redes sociais, quem trabalha com comunicação ou em uma agência de assessoria de imprensa  sabe muito bem  como é ter uma rotina agitada e cheia de demandas. Se você é assessor de imprensa, também conhece isso de perto.

De repente a estratégia de marketing se tornou cálculo matemático e o trabalho de assessoria de imprensa nunca foi tão mal interpretado e incompreendido.

Um dos setores que mais cresceu nas últimas décadas e que possibilitou que marcas e pessoas pudessem se posicionar de maneira inteligente, gerando reputação, oportunidades e consolidação, virou uma incógnita. A maioria das empresas que oferecem serviços de comunicação e, principalmente as de marketing digital, tem vendido enganosamente planos que incluam assessoria de imprensa.

Até as grandes mídias resolveram oferecer serviços de assessoria de imprensa por meio de espaços pagos definidos dentro de portais e blogs. Não é muito difícil entender esse fenômeno. Profissionais atualizados sabem que somente um trabalho honesto, e um plano estratégico e inteligente de RP pode dar efetivamente relevância a uma marca . Por isso, salve-se quem puder.

Todo mundo agora quer vender assessoria de imprensa. O trabalho de uma empresa de assessoria e RP continua sendo o cérebro da comunicação. Os formatos mudaram sim, mas confie e aceite, porque o trabalho de assessoria de imprensa e assessoria de imagem melhorou e muito  e não pode jamais ser substituído, nem comparado com serviços amadores.

Diferenciais  e melhores práticas no trabalho da AtitudeCom

Aqui na AtitudeCom criamos novos núcleos para acompanhar as transformações, como o de relacionamento com influenciadores digitais e públicos especificadores de diferentes segmentos.

Cada novo cliente ganha ferramentas e oportunidades para se comunicar com seus públicos em multiplataformas, mas sempre com relevância, engajamento e estratégia.

Apostamos em profissionais da área de comunicação que são criativos, hiperconectados e super bem informados,  e assim continuamos crescendo com novas e inteligentes soluções.

O que as agências de assessoria de imprensa fazem hoje é o Digital PR ou relações públicas no ambiente digital. É uma combinação de tudo que você já conhece + o marketing de conteúdo ou marketing de influência + mídias sociais digitais + o que você for capaz de criar e que possa fazer sentido dentro das estratégias e plano de comunicação.

As notícias estáticas ganharam a possibilidade de se disseminarem em diferentes configurações. Não há limites. Finalmente, marcas podem conversar diretamente com seus públicos. E é exatamente aqui que continua a relevância do trabalho de um boa agência de assessoria de imprensa, pois o trabalho estratégico e de relacionamento só ela pode fazer.

Relacionar-se, seja isso arte ou ciência, deve ser feito por quem sabe fazer. Em tempos que cada um fala o que quer, onde quer e como bem quer, saber se comunicar é caso de vida ou morte.

Gerar opinião ainda é um trabalho de longa jornada. Comunicação se constrói e é preciso tempo e estratégia.

Muitas empresas que dispensaram suas agências de RP por falta de saber lidar com as mudanças, hoje as chamam de volta para gerenciamento de crise. Claro que parte desta culpa são das próprias agências que não souberem se reinventar e de muitas mídias que ainda resistem a formatos de outrora.

Muitas dessas crises poderiam ser evitadas se não fossem pela rápida e inconseqüente decisão de substituir uma comunicação genuína por links patrocinados e conteúdos pagos.

Novos negócios, vagas, um bate-papo ou até um café. Fale com a gente

Alameda Terracota, 215 - Conjunto 1.124, Espaço Cerâmica, São Caetano do Sul, SP, 09531-190 maps