Tudo que você precisa saber sobre Digital PR

É tarefa do profissional de relações públicas zelar pela imagem de uma empresa com a promoção de eventos e relacionamento com os veículos de comunicação, formadores de opinião e no gerenciamento de crises. Mas você já ouviu falar em Digital PR?

Digital PR é a sigla em inglês para a profissão de Relações Públicas que atua na área digital – uma espécie de atualização do profissional tradicional em decorrência da criação e expansão da internet.

No Brasil, o PR digital divide espaço com os jornalistas na atuação da assessoria de imprensa em veículos digitais. Para saber mais sobreo que é relações públicas e a profissão do digital PR, continue lendo nosso conteúdo.

O que são as relações públicas digitais?

As relações públicas digitaisunem as técnicas e atuação do profissional RP tradicional com as mídias sociais, marketing de conteúdoe o marketing de busca.

O objetivo de ambos profissionais é o mesmo: criar, manter e aumentar a reputação de um cliente para que ele seja visto de forma positiva pelo público.

Neste sentido, são produzidos conteúdos pela empresa que são postados em redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn para interagir diretamente com os clientes.

O resultado dessa interação direta, sem a intermediação de terceiros, é a aquisição de autoridade no segmento.

Competências esperadas 

Quem cursa Comunicação Social Relações Públicas deve ter algumas competências esperadas para realizar tarefas que visem cumprir o objetivo da profissão, que é manter boa imagem da empresa.

O digital PR precisa ter tantos contatos quanto o profissional de relações públicas offline. Ferramentas como disparo de e-mails e gestão de perfis em redes sociais são fundamentais para estabelecer contato com jornalistas e influenciadores.

O poder de síntese é mais um atributo que precisa compor a atuação do digital PR. Isso porque informação e comunicados online são impessoais e devem ser feitos em poucos parágrafos de maneira clara e objetiva.

Conhecer exatamente o público-alvo que se deseja atingir é mais um ponto importantíssimo para a atuação do digital PR – que está ligado intimamente com o poder de planejamento estratégico deste profissional.

Boa comunicação institucional, atenção ao cliente, análise de elaboração projetos institucionais, gerenciamento de redes sociais e responsabilidade sobre relações governamentais são outras competências esperadas dos profissionais de digital PR.

Benefícios do Digital PR 

O Brasil tem 116 milhões de pessoas online, segundo o IBGE, por este motivo, investir no trabalho do Digital PR significa uma oportunidade de melhorar os números e resultados obtidos, além de conquistar melhor a visibilidade online para sua marca ou empresa.

No entanto, todos os benefícios só podem ser aproveitados a partir do trabalho de pessoas preparadas que sejam capazes de traçar estratégias assertivas.

Se você quer transformar o jeito que sua empresa se comunica no mundo online, entre em contato conosco da AtitudeCom. Com mais de 16 anos de mercado, somos mestres no segmento da comunicação!

Contato

Novos negócios, vagas, um bate-papo ou até um café. Fale com a gente

Alameda Terracota, 215 - Conjunto 1.124, Espaço Cerâmica, São Caetano do Sul, SP, 09531-190 maps